Em ação inovadora, Sindimaco ajuda empresários no recrutamento e seleção de trabalhadores
O Sindicato do Comércio de Materiais de Construção do Estado de Goiás (Sindimaco-GO), em uma ação inovadora, oferece a seus associados o Sinditalentos, um serviço onde o empresário conta com apoio profissional de psicólogos e especialistas na contratação de mão de obra qualificada e voltada para o segmento. O sindicato tem como parceria a empresa ALM Gestão, com vasta experiência de mercado, e que tem como objetivo agilizar e facilitar na contratação de pessoas para compor o time de suas lojas.
O Sinditalentos oferece a captação de pessoas de acordo com a vaga, avaliação psicológica e comportamental, garantia de até 60 dias sem custo adicional para reposição de candidato e investimento de até 60% abaixo do mercado, além de 100% do foco voltado para o comportamento do candidato. Para a presidente do Sindimaco, Irma Fernandes, a busca por mão de obra mais voltada ao segmento de sua categoria é muito difícil. “Sei das dores que nosso segmento enfrenta e por isso, em 2022, decidi criar esse serviço dentro do Sindimaco para atender, com exclusividade, as necessidades do nosso lojista. Penso que a entidade representativa tem essa função de levar soluções aplicáveis ao lojista e assim venho trabalhando desde a minha primeira gestão como presidente do Sindimaco”.
“A responsável pelo trabalho tem uma equipe altamente qualificada para realização de seleção, entrevistas, análises de perfis conforme a vaga aberta em lojas. Eu usei o serviço Sinditalentos/Sindimaco e fui bem-sucedida para a vaga que abri para gerente. Isso porque quando o lojista tem um atendimento exclusivo para a loja dele, o caminho fica muito mais tranquilo para acertos e sem estresse”, pontua Irma sobre sua experiência ao utilizar o Sinditalentos em sua própria empresa.
Como funciona o Sinditalentos
Primeiramente, a solicitação deve ser feita ao Sindimaco, por parte do lojista, informando a vaga ou vagas abertas na loja. A empresa ALM Gestão fará o primeiro contato com o responsável pela loja para entender mais sobre esse perfil de profissional. Após o contato, a empresa vai em busca de candidatos dentro do banco de dados que ela tem e, caso não encontre o perfil que foi solicitado, a empresa entra em campo para a seleção de pessoas.
São aplicados testes psicológicos e comportamentais para garantir que esse profissional chegue ao empresário de uma forma mais assertiva, eliminando o mínimo possível de resquícios que possam existir no perfil, visto que a contratação trata de pessoas. Outra vantagem é o acompanhamento do perfil ou perfis selecionados. Feita a escolha de perfis apresentados e aprovados pelo lojista, o Sinditalentos/ALM fará o acompanhamento do desempenho do profissional selecionado por um período de 60 dias, com ações focadas na adaptação, dúvidas e dificuldades, além de avaliar o dia a dia do selecionado para melhor adaptação.
“Há também a aplicação de um feedback com o lojista durante o mesmo período de 60 dias e a ALM mantém contato com o lojista, ou responsável pelo colaborador contratado, para saber mais sobre o rendimento e comportamento do perfil selecionado. A busca é pela satisfação com foco em desempenho e resultados”, explica Ana Lídia Marques, da ALM Gestão. Além disso, o Sindimaco oferece a garantia de atendimento e consultoria pelo Sinditalentos de 60 dias com direito a reposição, caso o empregado/perfil selecionado não se adapte ao sistema da loja.
O trabalho já foi iniciado com a Rede da Construção, Goiás Fechaduras, Batuta Rede da Construção e Casa Fácil Rede da Construção, entre outros.
*Com informações do Sindimaco.