Na última segunda-feira (2), a Fecomércio-GO participou do encontro de negócios com as empresas que integram o Comércio Forte, presente no programa “Sindicato Forte, Comércio Forte”, promovido pelo Sebrae Goiás. O projeto é desenvolvido em parceria entre as duas entidades e reuniu cerca de 50 empresas e representantes de sindicatos. Para representar a federação esteve presente o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindinformática, Marco César Chaul. Além dele, o superintendente da federação, Fabrício Pessoa; o diretor de relações institucionais, Orlando de Souza e a secretária executiva do Núcleo de Apoio Sindical (NAS), Danielle Martinez Ruiz, também participaram do evento.
O vice-presidente da Fecomércio, também é membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás e destacou os resultados positivos do programa. “Foi um longo trabalho de treinamento da parte sindical, tanto com o treinamento empresarial. O trabalho realizado pelo convênio surtiu resultados”, afirmou Chaul.
Ele ainda citou como exemplo os prêmios conquistados junto à CNC, destacando os primeiros lugares obtidos pelos sindicatos de grande e pequeno porte em Goiás. “Para 2025 virão alguns ajustes, que com certeza trarão melhorias tanto para empresários quanto para os sindicatos pertencentes à Fecomércio”, adiantou o vice-presidente.
De acordo com a analista do Sebrae e gestora do programa, Gleice Melo, a ação iniciou desenvolvendo a metodologia da Confederação Nacional do Comércio (CNC) com os sindicatos, que identificaram as empresas de base onde o trabalho foi implementado. “Trabalhamos em uma metodologia de transformação digital em que eles receberam um consultor, em atendimentos individualizados voltados a aumentar o nível de maturidade digital das empresas”, disse.
O resultado foi um aumento de mais de 20% na maturidade digital do grupo. “Hoje estamos fazendo encontro presencial com as empresas de Goiânia que participaram, mas teremos também um encontro on-line com as diversas empresas do interior que participaram”, lembrou.
A gestora do Sebrae Parcerias, Vera Lúcia Oliveira, celebrou os resultados positivos alcançados pelo programa. “A conjugação de esforços entre duas instituições de grande peso, como é o caso do Sebrae e da Fecomércio deve ser realmente celebrada em razão do quanto a presença delas faz a diferença nesse processo de desenvolvimento”, afirmou.
Vera também comentou que, ao celebrar o convênio, o desafio era oferecer suporte aos sindicatos para que eles gerassem resultados para o comércio. “Primeiro precisávamos fortalecer os sindicatos para que, assim, estes fortalecessem também o comércio, daí o nome de ‘Sindicato Forte, Comércio Forte’. É um ciclo de desenvolvimento pela força de duas instituições, que têm o papel intrínseco de serem indutoras do processo de desenvolvimento empresarial e, consequentemente, do desenvolvimento econômico do estado. Estou muito satisfeita e emocionada, porque tivemos depoimento de empresários que por ter participado em um ciclo, este ano, teve aumento de 41% de faturamento”, destacou.
Durante o evento, também houve uma palestra da publicitária Sibelle Paes sobre branding, focada em posicionamento de marca e dicas práticas para avaliar a presença na internet. “Um ponto importante é a criação de uma linha editorial para as publicações nas redes sociais”, recomendou.
*Com informações da Agência Sebrae de Notícias.





