Evento realizado no auditório da Fecomércio-GO reuniu empresários, estudantes e pesquisadores políticos
No segundo painel do seminário “Perspectivas para 2024: guerras, eleições e seus impactos no comércio exterior”, realizado no dia 20 de fevereiro, na Fecomércio-GO, os analistas Giuliano Miotto e Michel Magul compartilharam suas análises sobre as projeções para a China em 2024 e como as eleições globais podem impactar o Brasil.
Giuliano Miotto, advogado e analista político, enfatizou o papel crucial da China como principal parceiro comercial do Brasil. Miotto observou a transformação no perfil de exportação chinês, que evoluiu de produtos de baixo valor agregado, como brinquedos e canetas, para produtos de alto valor, como carros e maquinários agrícolas. Destacou ainda a presença crescente de veículos chineses nas ruas brasileiras. No entanto, alertou para os desafios que a China enfrenta, incluindo a desaceleração econômica devido à crise imobiliária, deflação e a intensificação da guerra comercial com os Estados Unidos. Miotto ressaltou a importância do crescimento chinês para o crescimento global, afirmando que “Se a China não crescer, o mundo não cresce”.
Além disso, o advogado abordou o panorama das eleições globais em 2024, destacando que aproximadamente 2 bilhões de pessoas, um quarto da população mundial, vão às urnas neste ano. Ele observou uma tendência de ascensão da direita, especialmente na União Europeia, onde essa posição política pode ganhar mais espaço no parlamento, tendo o poder de decisão sob orçamentos bilionários.
Já Michel Magul, advogado e secretário de Assuntos Estratégicos de Goiânia, concentrou-se na conjuntura política argentina sob o governo de Javier Milei. Ele reconheceu que o presidente argentino enfrenta desafios políticos, mas expressou otimismo em relação ao futuro, acreditando que a Argentina, sob o comando de Milei, está rumo a um período mais próspero. Magul concluiu afirmando que isso é benéfico não apenas para a Argentina: “É bom para o Brasil e toda a América Latina”, finaliza.